25 Jul2014

Avó Jeni

Feliz Dia Avó Jeni!

Já conheces a nossa avó? Não é linda? Nós também achamos…

A Avó Jeni é a avó da Missão…é uma avó de coração, muito amada por nós (e que também nos ama muito!), que a Missão recebeu quando a comunidade local injustamente a condenou e a queria apedrejar…queres saber mais sobre ela e sobre o trabalho com idosos na Missão? Então vem…vamos contar-te a história da avó Jeni e o que Deus tem feito por ela e com ela através da Missão, sendo o trabalho com idosos, algo que Deus responsabilizou a Missão de fazer… Foto 1

“Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-o das mãos dos ímpios.” – Sl. 82:3-4

AVO JENI
A Missionária Sara não sabe exactamente a idade da avó Jeni. A própria avó Jeni não sabe a sua idade porque não tem cédula. Em Angola é muito comum as pessoas não terem cédula (a missionária Sara está a tratar disso…). Calcula-se que terá à volta de 84 anos. Pelo menos, foi esta a idade que lhe atribuíram quando foi tirar o cartão de eleitor.

A Avó Jeni casou muito cedo, era uma adolescente. Nunca teve filhos e era muito jovem quando ficou viúva. Quando isto aconteceu, foi viver e trabalhar para uma missão com algumas missionárias que, por causa da guerra, foram embora de Cazombo.

Depois disso, foi trabalhar e viver em casa de um ancião e lá viveu muitos anos, cuidando da casa e dos filhos…ajudou a cuidar e a fazer crescer cada um dos seus filhos que, entretanto, casaram e também tiveram filhos. Um dos netos deste ancião casou, a esposa ficou grávida e teve um parto muito complicado. Talvez pela falta de médicos que pudessem explicar o porquê das complicações, pela falta e de recursos e pela cultura espiritual que se vive naquele lugar, tentaram arranjar uma causa para esta complicação: Jeni.

Acusaram a avó Jeni de estar cheia de maldade no seu coração e de não querer que aquele bebé nascesse e vivesse. Foi nesta altura, que os problemas da avó Jeni começaram…

O ancião, que há tantos anos conhecia a avó Jeni, não a defendeu e permitiu que ela fosse expulsa de casa. E como ditam as regras culturais, naquele lugar, entregou a avó Jeni à sua família de sangue para ser castigada.

Quase nua, no meio da praça, colocou-se debaixo de uma árvore à espera de ser apedrejada até à morte, com vários populares a assistir. Neste momento, passou pela praça um senhor, cristão, que ao ver a avó Jeni naquele estado se chegou perto dela e ouviu os populares a dizerem que a avó Jeni ia ser morta. Este senhor foi até à polícia, contou o que se estava a passar e a polícia ainda conseguiu chegar a tempo de impedir que isso acontecesse.

Levaram a avó Jeni para a igreja e depois para casa de uma senhora da igreja que se lembrou da Missão e da Mãe Sara, que na altura, não podia recebe-la por falta de condições. Passados uns dias, essa mesma senhora da igreja, foi ter com a mãe Sara e pediu-lhe para ir ver onde a avó Jeni estava: debaixo de uma árvore, com os seus poucos pertences enterrados na terra e à espera da morte… e foi assim que, com maiores ou menores, melhores ou piores condições a avó Jeni foi parar a missão.

Na missão, a avó Jeni é muito feliz! É a típica e super avó!
Os meninos e a Sara gostam muito da avó Jeni! É a sua avó! E para a mãe Sara, a avó Jeni é a sua mãe…

É a avó Jeni que ajuda na horta no cultivo: das hortaliças tradicionais (que a Sara não conhece), das couves, das alfaces… foi a avó Jeni que com a ajuda de algumas senhoras fez a lavra do amendoim.

Também trata dos animais! É a avó Jeni que faz a comida para os porcos.
Ao domingo, levanta-se muito cedo para fazer o almoço (ao domingo, a Missão não tem a Lili – a n/colaboradora nas áreas domésticas – a ajudar).
Cuida da limpeza do quintal tendo sempre o cuidado de este estar bem limpo antes de todos chegarem e se juntarem para ouvir a Palavra de Deus.

Como a igreja é na Missão, a avó Jeni raramente sai de casa.
A Missão é a casa da avó Jeni e a Sara e os meninos são a sua verdadeira família!

Foto3

Foto4

E sabes uma coisa? Esta não é uma história qualquer…é a história da vida da avó Jeni, contada pela própria e é a história da vida e dos milagres que Deus escreveu para a avó Jeni!

OBRIGADA JESUS PELA AVÓ JENI!

Foto 1